.: Ensino Médio

O Colégio oferece um Ensino Médio voltado para o desenvolvimento do aluno como um todo, através de uma metodologia emancipatória, levando-o a estudar por si mesmo e a construir seu próprio conhecimento.

Há uma preocupação constante com a qualidade e preparação para a vida, onde as oportunidades para o desenvolvimento de habilidades especiais como a liderança, o raciocínio crítico, a resolução criativa de problemas estarão presentes nas atividades e projetos pedagógicos.

Os jovens do Ensino Médio, além de serem preparados para o domínio das novas tecnologias, recebem formação para o desenvolvimento das qualidades do caráter, aprendendo a conviver com os outros, para, mais tarde, se anteciparem às transformações ou se adaptarem a elas com competência e dignidade.

Assim, nossa concepção é de um currículo pleno, construído em quatro dimensões, necessário para atender às necessidades educacionais do Ensino Médio.

Crescimento pessoal: envolvendo a auto-confiança, motivação, habilidade de comunicação e habilidades de relacionamento. Muitos projetos motivadores apontam nessa direção: Vida e Realização. Cidadania, Aprender a Aprender, Jovens em Busca e outros.

Habilidades para a vida: incluindo resolução criativa de problemas, planejamento e replanejamento de sua carreira, economia, administração de conflitos e tecnologia informatizada. Para isso os alunos desenvolvem vários projetos, interdisciplinares com os recursos dos laboratórios, biblioteca, internet, entrevistas, periódicos e outros. Os alunos também participam do programa de Orientação Profissional para se encaminharem com mais clareza e segurança ao ensino do 3º grau, tendo em vista, não só as vantagens materiais da futura profissão, mas, principalmente, a realização pessoal.

Aprendendo a Aprender: tendo em vista o volume de informações que chegam a cada um, com o auxílio da informática, é necessário saber-se conduzir, acessar e reconstruir todos os conhecimentos necessários para a vida pessoal e comunitária. Aprender como aprender se constitui na ponta para toda aprendizagem de conteúdos. Assim é necessário estimular a pesquisa, a observação, a investigação científica, propor situações práticas e experiências para que o aluno aplique o conhecimento demonstrando sua real assimilação.

Conteúdos: o conteúdo programático é desenvolvido a partir do material didático Dom Bosco e organizado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias..

Para o desenvolvimento do Ensino Médio, o Colégio organiza sua prática curricular de modo a:

  • “ter presente que os conteúdos curriculares não são fins em si mesmos, mas
        meios básicos para constituir competências cognitivas ou sociais, priorizando-as
        sobre as informações;
  • ter presente que as linguagens são indispensáveis para a constituição de
        conhecimentos e competências;
  • adotar metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a reconstrução
        do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de
        problemas e outras competências cognitivas superiores;
  • reconhecer que as situações de aprendizagem provocam também sentimentos e
        requerem trabalhar a efetividade do aluno.”

DCNEM.


Copyright - 2008-2012 - Colégio dos Santos Anjos - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Rodrigo