.: Infância e Adolescência Missionária

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

Crianças e adolescentes evangelizando crianças e adolescentes.

A criança e o adolescente são grandes tesouros que Deus confiou à humanidade. Elas são ternura, amor, simplicidade, alegria e esperança. Gente que quer ser gente e ter um lugar ao sol: na família, com os amigos e amigas, nos jogos, na escola, no trabalho, na Igreja e na sociedade. Como Jesus, são capazes de crescer em idade, sabedoria e graça (Lc 2,52).

Em sua idade, já são responsáveis e podem assumir compromissos. Por isso também são missionários, capazes de anunciar o amor, de atrair, de ajudar os outros e de conquistar outras crianças e adolescentes para Jesus.

A Infância e Adolescência Missionária é a “Escola de Jesus” que ensina crianças e adolescentes a viverem como Jesus viveu, a praticarem o amor para com Deus e com os irmãos, e a serem já missionários em seu ambiente e com o coração aberto a toda humanidade.

Por isso, a Congregação das Irmãs da Divina Providência, com a missão de contribuir com a formação permanente de crianças e adolescentes, assumiu à partir de 2011, a Pontifícia Obra Missionária em todos os Colégios que compõem a Rede Divina Providência.

A Infância e Adolescência Missionária foi fundada na França em 1843, pelo Bispo D. Carlos de Forbin-Janson com o objetivo de apoiar as atividades Católicas na China. Ele propôs que as crianças francesas ajudassem outras crianças necessitadas, através da oração de uma Ave Maria por dia e uma pequena oferta (moedinha) como sinal de um sacrifício mensal.

Em pouco tempo a iniciativa espalhou-se por outros países e foi reconhecida pelo Papa como Obra da Igreja Universal.

O intuito da Rede Divina Providência é oportunizar aos alunos dos 6os anos do Ensino Fundamental encontros semanais em pequenos grupos de no máximo 12 integrantes, com momentos de oração, reflexão e compromisso missionário, visando o aprofundamento da espiritualidade, o fortalecimento da amizade, o engajamento grupal e a participação na comunidade eclesial.

Cada grupo será acompanhado por assessores e coordenadores voluntários que tenham recebido formação sobre a Infância e Adolescência Missionária.

Os Assessores são professores ou alunos (Ensino Médio) voluntários que tenham participado do EFAIAM (Escola de Formação para a Infância e Adolescência Missionária).

Os coordenadores são missionários voluntários que caminharam na IAM pelo menos dois anos e que tenham participado do ELMA (Escola de Liderança Missionária na Adolescência).

A Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária hoje se encontra em 110 países dos cinco continentes, e sua ação beneficia milhões de crianças e adolescentes.

Finalidade:

  • Promover o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões mais necessitadas em todo o mundo.

A metodologia:

  1. Realidade missionária: (1ª semana). Trata-se de um encontro de estudo. Para ser bom missionário é necessário ter boa formação.
  2. Espiritualidade missionária: (2ª semana). Trata-se de um encontro de celebração, interiorização e vivência.
  3. Compromisso missionário: (3ª semana). É um encontro ocupado por atividades missionárias.
  4. Vida de grupo: (4ª semana). O quarto encontro é dedicado à avaliação do mês, à vivência da fraternidade no grupo e Ação Solidária.

A criança e o adolescente missionária(o) é chamada(o):

  • Servir a todos, especialmente as crianças e adolescentes mais necessitados;
  • Conhecer, amar e anunciar Jesus Cristo;
  • Rezar pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro, para que todos conheçam Jesus e sua Mãe Santíssima, a Virgem Maria;
  • Valorizar o que tem e cultivar um coração agradecido a Deus;
  • Estar aberto a partilha com gestos solidários;
  • Ter atitudes de alegria no serviço e na solidariedade universal;
  • Ser generoso e disposto aos pequenos sacrifícios;
  • Ter criatividade e boa organização em seu apostolado;
  • Viver com sentido comunitário e eclesial.

Perfil da Criança e do Adolescente Missionário(a):

  • Procura imitar Jesus a ponto de produzir em si mesmo os traços do Senhor;
  • Valoriza sua própria realidade social e sabe respeitar os costumes e gostos dos outros;
  • Sabe superar qualquer barreira de discriminação de raça, cor, cultura ou condição social;
  • É capaz de sentir a presença de Deus em sua própria vida, na vida de sua família, na sua realidade, na Igreja e nos Sacramentos;
  • Sabe que o Senhor também chama hoje, da mesma maneira como chamou aos profetas e os apóstolos;
  • Como aconteceu com Santa Terezinha do Menino Jesus, sente o desejo de dar uma resposta concreta diante das necessidades das crianças e adolescentes do mundo inteiro;
  • Constrói fraternidade começando pela sua sala de aula, sua família, grupos de amigos e pelo grupo da IAM;
  • Luta pela verdade e é inimiga da falsidade, da mentira e do engano;
  • Sente carinho, amor e respeito por nossa querida mãe Maria, nossa protetora e Estrela da Evangelização.

Para a Igreja e a sociedade esta obra tem colaborado muito no cultivo de valores, aprofundamento da religiosidade, formação de lideranças e no despertar do exercício da cidadania. O mesmo desejamos que continue acontecendo em nossos Colégios.

Nossos encontros acontecem nas segundas feiras em diferentes horários, com a duração de uma hora: 11h – 14h – 17h45min.

Venha você também participar conosco!!

Lema: De todas as crianças do mundo sempre amigas!!


Assessoras da Obra aqui no CSA:

Irmã Eliete Maria Kons

Professora Luciara A. Barauna


Links da Infância e adolescência missionária










Copyright - 2008-2012 - Colégio dos Santos Anjos - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Rodrigo