.: Organização de Projetos na Educação Infantil e 1º ano do EF 1






Organização de Projetos na Educação Infantil e 1º ano do EF 1


Historicamente, desde o século passado, os projetos são incorporados na prática educativa. Hoje, estes agregam no fazer da educação uma proposta de exercício para a mediação do desenvolvimento de habilidades e competências.

Através de informações midiáticas e pesquisa informal com a comunidade escolar, observa-se que muitos valores estão sendo substituídos ou suprimidos na sociedade.

O Colégio dos Santos Anjos busca perdurar seu carisma propagando uma missão com princípios éticos e cristãos visando uma formação integral do ser humano.

Na Educação Infantil os projetos são organizados pelo corpo docente a fim de despertar interesse nas crianças sobre assuntos tratados em âmbito maior.

Portanto, busca-se a humanização sobre a situação social, comprometendo-se com o bem, a verdade, o conhecimento e a ação em um planejamento global e constante, acionado a responsabilidades.

Topo

Objetivo Geral


Partilhar conhecimentos de acordo com as especificidades e necessidades dos indivíduos envolvidos, formando cidadãos conscientes e capazes de adaptar-se a pluralidade social, agregando solução humanizadora ao contexto.


Topo

Objetivos Específicos


  • Relacionar as áreas de interesse das crianças com a proposta pedagógica do Colégio;
  • Ofertar conhecimentos para o convívio social, reconhecendo-se como sujeito importante e interdependente do outro;
  • Demonstrar através de gestos concretos os valores cristãos propagados pela Sociedade Divina Providência.

Topo

Estratégias


O processo fundamenta-se na troca de conhecimentos, onde o educador e as crianças tornam-se pesquisadores. Escolhe-se um assunto, faz-se a relação entre diferentes áreas de estudo em torno deste problema ou hipótese que possa facilitar a construção de informações precedentes em conhecimento próprio.

Organizando as vivências, é aplicada uma concepção ativa de aprendizagem em que possa despertar e desenvolver características de criatividade e criticidade, fazeres de autonomia individual e de conjunto, sensibilização à contextualização social e interdisciplinar dos problemas.

Para aplicar os projetos, dispõe-se de diversos recursos mediadores: histórias, pesquisas em internet, enciclopédias e livros, conversas formais e informais com a comunidade escolar, construção tridimensional, aulas de culinária, aulas passeio... Tudo com a interação do lúdico, e a intenção de facilitar descobertas de forma significativa, gerando aprendizado de todos os envolvidos.

Topo


Copyright - 2008-2012 - Colégio dos Santos Anjos - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Rodrigo